C3SL promove encontro de integração com novos bolsistas de graduação

C3SL promove encontro de integração com novos bolsistas de graduação

Selecionados entre 71 inscritos, os novos pesquisadores atuarão em projetos estratégicos nas áreas de educação, saúde e políticas públicas, sob a orientação de professores e gestores do C3SL

O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) realizou nesta segunda-feira (11) o primeiro encontro geral dos novos bolsistas de 2025. O encontro foi realizado no auditório do Departamento de Informática (Dinf) e reuniu os pesquisadores de graduação dos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica aprovados no último edital de seleção. Participaram do encontro professores do Departamento de Informática (DINF) e pesquisadores do C3SL, como Marcos Castilho, Roberto Pereira, Eduardo Almeida, Letícia Peres, Raquel Reis, Vinicius Fulber-Garcia, Simone Dominico e Carlos Alberto Martins de Carvalho, além da gestora de projetos de pesquisa e desenvolvimento do C3SL, Ianka Antunes.

Durante a reunião, os coordenadores apresentaram a origem e o desenvolvimento de três projetos principais atuais vinculados ao C3SL. Um deles é a MECRED, maior rede social da educação do Brasil. A MECRED é uma parceria entre o C3SL e o MEC e tem papel importante na educação básica e fundamental no país. Outro projeto do C3SL é a plataforma de Dados Educacionais para Políticas Públicas (Depp), projeto dedicado à organização, análise e disponibilização de dados e indicadores da educação básica e superior em séries históricas. Dentre outras funcionalidades, a plataforma permite acesso em diferentes níveis de desagregação para apoiar a formulação de políticas públicas educacionais mais eficientes.

O terceiro projeto relatado no encontro é o APSUS, em desenvolvimento em parceria com o Ministério da Saúde. Trata-se de um sistema de informação para Atenção Primária à Saúde, (APS), que é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ela funciona como o primeiro contato do cidadão com o sistema de saúde. O projeto é voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a comunicação e gestão na atenção primária à saúde, e busca melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde pública.

Os novos bolsistas terão dedicação de 20 horas semanais e atuarão presencialmente nos laboratórios do C3SL, integrando equipes multidisciplinares compostas por professores doutores, pesquisadores de mestrado, doutorado e graduação.