C3SL desenvolve sistema para campanhas de saúde na Atenção Primária

C3SL desenvolve sistema para campanhas de saúde na Atenção Primária

Utilizada para disparo de informes para os usuários do SUS, solução do C3SL fortalece comunicação entre agentes de saúde e comunidade, impulsionando a prevenção e o cuidado

A Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil acaba de ganhar um importante aliado tecnológico na comunicação com a sociedade. Um sistema de comunicação direta entre usuários e a APS desenvolvido pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Informática da UFPR, promete otimizar as campanhas de saúde e fortalecer o vínculo entre os agentes de saúde e a população. Segundo o coordenador do projeto e pesquisador do C3SL, André Grégio, o sistema busca melhorar o acesso à informação sobre saúde e o monitoramento das relações com os usuários do SUS. “A solução que projetamos inova na forma como a APS se comunica com a população, permitindo campanhas mais direcionadas, eficientes e com maior impacto na saúde e bem-estar da comunidade”, afirma.

Projeto inova na forma como o SUS se comunica com a população, afirma Grégio. Foto: Juliana Telesse

A cada minuto, três mil pessoas passam pela APS no país, a principal porta de entrada para os serviços básicos do SUS, caracterizando-se por um conjunto abrangente de ações voltadas tanto para o indivíduo quanto para a coletividade. Somente em 2024, foram mais de quatro milhões de atendimentos individuais, registrando um aumento de 18% em comparação ao ano anterior. Dentre outras funções, a APS se concentra em ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, como campanhas de vacinação, orientações sobre hábitos saudáveis e acompanhamento de condições crônicas.

Tela do sistema de campanha do APSUS. Crédito: divulgação

É neste contexto que a solução se torna fundamental para o aprimoramento do sistema de saúde, pois permitirá que os gestores se comuniquem com os agentes de saúde e que iniciativas de saúde cheguem mais rápido ao cidadão, promovendo não só a inclusão digital, mas a conscientização e disseminação de informações importantes sobre saúde. Neste primeiro semestre, o projeto inicia seu piloto de testes para realizar a comunicação entre a SAPS/SUS/MS e profissionais de saúde. Os profissionais da SAPS terão tutoriais de como utilizar o sistema e participarão do levantamento de requisitos para a próxima versão, com mais funcionalidades.

De acordo com a pesquisadora especialista em banco de dados do C3SL, Simone Dominico, o sistema de disparos de informes da APS utiliza um banco de dados para armazenar informações sobre os informativos, usuários e grupos. No processo de envio, os usuários são cadastrados e organizados em grupos, permitindo o envio de informes com base no interesse do usuário. Os grupos cadastrados no sistema são transformados em listas de distribuição, para realizar o envio dos informes. O sistema busca garantir que não sejam enviados informes em duplicidade, minimizando assim a probabilidade dos e-mails serem classificados como SPAM.

Sistema apresenta uma interface intuitiva, similar às plataformas usadas pelos gestores do SUS, destaca Simone. Foto: Juliana Telesse

“Quando um informe precisa ser enviado, é encaminhado à lista correspondente, que distribui a mensagem automaticamente para todos os integrantes do grupo. Caso o informe seja para vários grupos, as listas são combinadas, mas os usuários que fazem parte de vários grupos receberão apenas um e-mail, evitando assim a duplicidade. O sistema possui dois ambientes, o público, onde qualquer pessoa interessada pode se cadastrar para receber os informes, e o ambiente restrito desenvolvido para gestores da APS para o cadastro de novos informes, acompanhamento e agendamento de envios e gerenciamento de listas de usuários. O desenvolvimento seguiu as diretrizes do e-Gestor da SAPS, garantindo uma interface intuitiva,  alinhada às plataformas já utilizadas pelos gestores”, explica.

O objetivo é que o sistema seja implantado na APS a partir do segundo semestre deste ano, beneficiando os agentes de saúde e os usuários do SUS com a inclusão digital e a conscientização e disseminação de informações importantes sobre saúde. “O impacto social e a centralidade do sistema para programas e ações de saúde coletiva por parte do Governo Federal têm o potencial de beneficiar milhões de cidadãos. Isso reforça a lista de trabalhos encabeçados pelo C3SL, os quais demonstram a sólida capacidade do grupo de pesquisa na execução de projetos de grande escala e complexidade, envolvendo equipes interdisciplinares, infraestrutura de alto nível e impacto significativo na sociedade brasileira”, avalia Grégio.

Sistema atende demandas dos usuários e dos agentes de saúde

O projeto do C3SL com o Ministério da Saúde foi iniciado em janeiro de 2024, com o foco no aprimoramento da comunicação na APS. O sistema surge como uma resposta aos desafios enfrentados na APS, como a necessidade de integrar políticas públicas e ações programáticas de saúde, garantir uma comunicação efetiva para promover a saúde e o bem-estar, e apoiar os agentes de saúde no gerenciamento de campanhas.

Junto aos usuários do SUS, o sistema busca reduzir a falta de acesso à comunicação e a dificuldade em compreender instruções a partir de uma comunicação inclusiva e acessível. Junto aos profissionais da APS, o foco é facilitar a operação de sistemas do SUS, por meio de uma estrutura intuitiva e de fácil uso.

Com os agentes comunitários de saúde, a solução reduz as dificuldades na criação de vínculos com as famílias, a partir de funcionalidades para facilitar a criação e atualização de dados. Para os agentes de combate às endemias, que atuam a partir de alto custo de deslocamento, em situações adversas, o sistema inclui recursos de deslocamento no planejamento. Para os gestores municipais da APS, a solução do C3SL oferece uma série de ferramentas para planejamento local e monitoramento de indicadores.